domingo, 20 de março de 2011

Karin Hils.

Há algumas semanas fui assistir Hair,espetáculo musical de Charles Möeller e Cláudio Botelho. Já tinha ouvido falar da peça várias vezes,mas não sabia nada dela.Meu interesse,a princípio,estava simplesmente em dois fatos: o nome 'Hair'(Cabelos sempre são um assunto que me chama a atenção) e o de retratar um grupo de Hippies,pois como eu sempre digo,tenho vocação para hippie,exceto pela apologia às drogas e pelo que se diz da higiene deles. O espetáculo foi lindo,maravilhoso,mas não vou falar dele,porque pra crítica de teatro temos a Bárbara Heliodora,e eu também não quero ficar aqui fazendo resenha. Eu quero é falar da Karin Hils.
Karin Hils começou sua carreira fazendo backing vocal(trabalhou,por exemplo,com o grupo Negritude Jr.)e ao ver a grande oportunidade de participar do grupo formando no programa Popastars,participou das seletivas e deixou milhares de candidatas para trás.No programa,ela comentou que sentiu-se intimidada ao chegar ao local dos primeiros testes(no sambódromo paulistano,acho) e ver garotas superproduzidas,enquanto ela esta ali com uma humilde blusinha amarela. Felizmente os produtores estavam procurando mesmo talentos e Karin venceu esta primeira etapa.Ela impressionava cantando sucessos como Olhos coloridos,Oceano e Meu bem querer,e surpreendia com coisas como este funk aqui:
Na época eu ficava triste,porque na minha torcida para o grupo estavam ela e Aline Wirley-outra cantora maravilhosa-e eu achava impossível que as duas entrassem,afinal,duas negras no mesmo grupo era demais para este país onde se costuma colocar só um,escondidinho,pra não dizerem que não tem nenhum.Felizmente queimei a língua e as duas foram selecionadas. Tive a oportunidade de vê-la no palco,e que maravilhosa era ela:uma voz potente,que não cansava mesmo com toda a coreografia,um sorriso cativante,um carisma irresistível.Impossível não se encantar com aquela estrela! (No video abaixo, aos 4:24,um pouco da história de Karin).
Com o fim do grupo,fiquei sem notícias de Karin por anos,até que,por puríssimo acaso,descobri que ela estava no elenco de Hair.Sorte minha a peça ter entrado em cartaz novamente no Rio,senão teria sido tarde para mim.Enfim,na primeira oportunidade,corri para o teatro para conferir o que ela andava aprontando.Aline Wirley também estava no elenco-o que não é exatamente surpresa,uma vez que seu lado atriz muito apareceu no programa.Mas de Karin eu não sabia o que esperar,a não ser belíssimas canções. E o que eu vi,nem sei direito como descrever.Karin,simplesmente,acontece: Dione abre o espetáculo e o que é, meus deuses,aquela deusa de ébano cantando a versão em português de Age of aquarius em cima de um tonel?Um início arrasador!Durante o espetáculo ela está ali,sua voz se destacando entre as demais,a emoção transbordando o tempo todo,sua presença arrebatora impossível de ser ignorada. Karin canta,dança,fica nua,sobe escada,some,reaparece...Brilha!E tão arrasador quanto o início é o final,quando ela sai pela plateia cantando e enchendo o teatro com uma voz inigualável.Karin Hils é,afinal,uma diva!
Se você tiver oportunidade,veja Karin Hils.Ouça Karin Hils.Se estivesse em um país sério,ela teria tratamento de estrela de primeira grandeza,tapete vermelho e casa cheia em shows concorridos.Mas no país da bunda,só quem se despe do preconceito contra uma cantora oriunda de um grupo pop e aprecia um verdadeiro talento poderá aplaudir uma cantora que merece cada aplauso.E depois aplaudi-la certamente você pensará duas vezes antes de aplaudir um artista qualquer,porque Karin faz seu aplauso valer mais. Divas.Elas existem.Karin Hils é uma.E é do Brasil.

2 comentários:

  1. PRECISO ver a peça, comentei inclusive ontem ao ver um cartaz expondo-a, no New América. Tá em cartaz até quando, você sabe?

    ResponderExcluir
  2. Realmente Karin é uma Diva, desencanada dessas que se deslumbram com o sucesso. Ela é ela. Simples, e poderosa!! Dá pra entender??

    Tenho certeza de que Deus separou para ela um talento e uma revelação a aparte daquilo que já pudemos ver. Quando estiver em São Paulo, tenho certeza de que o sucesso será arrebatador. Leiam o que eu escrevo. Parabéns pelas belas palavra e por colocar de forma tão visual o seu texto.

    Marli Pó

    ResponderExcluir