quarta-feira, 25 de maio de 2011

É o fim de tudo?






Daqui a exatos 50 dias,quando as palavras "The end" e os créditos finais subirem, muito mais do que um filme estará sendo encerrado.

Seja para os afortunados que conheceram a saga ainda crianças e cresceram junto com Harry, seja para adultos que embarcaram no Expresso de Hogwarts em suas primeiras viagens,ou para os retardatários que descobriram essa paixão tardiamente,mas se entregaram a ela de corpo e alma, o fato é que quando Harry Potter e as relíquias da morte-parte 2 chegar ao fim, letras e créditos significarão, mais do que qualquer coisa, o fim de uma era.
Para quem leu os livros e acompanhou os filmes,será a hora do respiro final. De pensar: acabou. De sentir saudades, mas enfim, vida que segue:que venham outras obras. Mas para quem viveu Harry Potter, ah... Aquele segundo que separará a última cena do fim de tudo terá um sabor estranho, especial e doloroso ao mesmo tempo, e que nem mil palavras podem explicar-e creio que mesmo depois de passado o momento, não haverá como fazê-lo. Muitos ficarão parados, encarando a tela, sem querer acreditar que o momento chegou. Outros abraçarão seus amigos, sorrindo ou chorando, sentindo a emoção que será inevitável. Ninguém passará indiferente por este momento.
Afinal de contas, depois de viver Harry Potter, como olhar para trás e imaginar a vida sem ele? Tantas histórias nasceram, se cruzaram, se reinventaram. Meninos e meninas que viraram jovens e hoje são adultos,cresceram esperando o próximo livro e sonhando com o próximo filme.A descoberta da leitura através de um mundo mágico, onde todos sonharam,mesmo que só uma vezinha, conhecer.Para dizer o mínimo. Porque tem muito mais: as tardes sentados no chão de um shopping falando de um livro, e depois sobre a faculdade, e depois sobre tudo... Encontros de fãs enlouquecidos nos parques da cidade, e o nascimento de amizades que talvez nunca fossem possíveis se J.K.Rowling não tivesse feito aquela viagem de trem...
Quando o filme terminar, muita coisa vai mudar. Alguns, já "adultos demais", não farão questão de manter em seu ciclo de amizades aquelas pessoas que viveram a magia. Outros, ocupados demais, deixarão as lembranças esmaecerem e tudo parecerá ter sido em outra vida. Haverá até aqueles que, enrubescidos, comentarão sua paixão Potteriana em voz baixa,afinal,depois de crescerem,passarão a achar que foi "pagação de mico".
Mas a maioria,a esmagadora maioria,saberá muito bem o que significou Harry Potter em suas vidas.

Terá sido uma infindável fonte de alegrias e momentos incríveis e marcantes. Seja pelos eventos,grandiosos ou menores; Seja pela maluquice de andar de cosplay,despertando olhares curiosos;seja pela obsessão em conseguir mais um objeto,mais uma figurinha, aquela varinha linda que o fulano sabe fazer.Mas,sobretudo: pelos amigos maravilhosos conquistados nessa estrada. Amigos tão preciosos que só eles já valeriam a J.K.Rowling todas as honras e glórias.

Para quem viveu Harry Potter,não é o fim de nada.
Faltam cinquenta dias.Cinquenta dias.
Dez anos passaram tão rápido...

A franquia termina. Mas a magia está apenas começando.
É o fim da saga. E o início da lenda.

2 comentários:

  1. E assim terminam as esperanças de uma nova juventude conhecer as melhores coisas desta vida..

    ResponderExcluir
  2. A saga acabará, mas a magia que ela plantou em nossos corações nunca irá se esgotar. Rowling falou sobre cada um de nós ao escrever seus sete livros sobre Harry, não diretamente, claro, mas com passagens que mostravam como cada um se sentia em relação ao mundo. Eu pro exemplo, cresci na mesma medida que Harry cresceu e pude compartilhar de suas emoções lendo a série avidamente como se o próprio Harry estivesse aqui do meu lado, soprando a história no meu ouvido.
    Não estou preparado para o fim.

    ResponderExcluir