domingo, 29 de maio de 2011

XXI ?

Hoje eu ouvi uma história que parecia ter saído da idade média.
Era um amigo meu, gay, contando como seus familiares mudaram o modo de se relacionar com ele após descobrir sobre sua sexualidade.
Entre outras coisas, contou sobre impropérios que é obrigado a ouvir de pessoas que simplesmente não têm o direito de dizê-los,além de ser desqualificado o tempo todo como ser humano,somente e tão somente por querer ter o direito de amar quem quiser.
A voz triste e o olhar angustiado dele me deram uma grande noção do tormento que ele está passando. Não é a primeira vez que ouço algo do gênero, mas o teor das palavras eram muito fortes, e como -felizmente- nunca tive em casa exemplos de discriminação, eu não consigo compreender realmente como alguém pode destratar um ente querido por essa questão.
Isso,duas semanas depois de eu ter ouvido na maior rádio da cidade, pessoas dizendo que "deus fez o homem para a mulher e vice-versa, isso é o normal. Quem sente diferente tem que resolver com psicólogos,terapeutas,etc."
Me respondam,por favor: já chegamos realmente ao século XXI ?


5 comentários:

  1. Penso eu ter bastante propriedade para dizer coisas do tipo: sofremos preconceitos por sermos bonitos demais (ou feio demais), inteligentes demais (ou com deficit), gays (ou Testemunhas de Jeová), brancos (ou principalmente negros) e afins.. Não é por isso que o mundo vai acabar ou mudar.
    Minha mais sincera opinião é Não à histeria coletiva. Aceite-se e isso basta.

    Quanto ao seu amigo, ele é um tolo se deixar que esta situação o diminua ou que ele mesmo se reduza para aceitar. Não importa como eles nos vêem e sim como somos de verdade, parece discurso politico mas não é. Palavra de escoteiro.

    ResponderExcluir
  2. Amigo amado,estou certa de que você tem muito mais propriedade para opinar do que eu,pois eu não vivo a situação e só posso imaginar o quanto pode ser difícil.Porém,vi na fala desse amigo um desabafo. Acho que ele estava sofrendo com isso sem ter com quem falar,e ao se ver entre amigos,expôs o que estava sentindo.
    Talvez eu não tenha sido muito clara ao expor o que ele disse,porque minha intenção maior foi manifestar minha raiva por essas coisas ainda acontecerem (e porque ando escrevendo muito mal),mas o fato é que,apesar da tristeza que ele demonstrou sentir, pareceu-me bem convicto de quem é e do que quer.Concordo contigo quanto ao não à histeria coletiva,mas acho que já está na hora de as pessoas serem aceitas sem precisarem lutar por isso.
    =*

    ResponderExcluir
  3. Mas a Luta é diária e ela nos torna merecedores. Eu luto por ser inteligente e poderoso e mesmo não tendo um espírito humano, acredito que vivamos pelo orgulho e pelo que podemos mostrar. Não desmereço a dor deste teu amigo, lógico. Nem a luta que ele trava. Aceitar ser qualquer coisa, ainda que mínima é aceitar também que terá e batalhar por aquilo, sempre.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, é isso o que chamamos de sociedade. Você não pode ter uma cor diferente, uma mania diferente, um gosto diferente, ou seja, você é impedido de ser diferente por pessoas que julgam você como o errado. E o que dita o certo? Quem sabe o que é o certo ou o errado? Então quer dizer que se um cara rouba numa padaria pra levar comida pra dentro de casa ele é mais errado do que homens engravatados que desviam nosso dinheiro em Brasília? Quer dizer que uma família é constituída de pai,mãe e filho e não pode ser de mãe,mãe e filho ?

    Eu já passei por isso desse amigo. Sei o que é um pai te olhar com expressões de nojo e acredite, dói. Dói pelo fato de você saber o que ele está sentindo e de saber também que ele está errado. Que você, no caso eu, sendo gay não mudará em nada. Minhas notas continuaram boas no colégio, me formei, nunca desrespeitei ninguém, nunca cheguei em casa alcoolizado, nunca fumei, arrumei um emprego.. e ai?

    E tem mais, só pra concluir, porque senão eu fico falando horas aqui, rs. O que esses grupos religiosos sabem? Eu lamento informar mas o Deus que eles acreditam não é o mesmo que eu acredito. O meu Deus não é preconceituoso. O meu Deus não escreveu um livro de capa preta com séculos de existência e que diferencia o que é o certo do errado. Esses dias tinha aquele rumor que uma igreja nos EUA tinha espalhado que o mundo acabaria em 21/05/2011 não foi? Estamos aqui, não estamos? Até vi um cartaz atrás de um ônibus no centro do Rio que dizia:" Deus trará o julgamento em 21/05/2011 a biblia confirma ! " Patético que algumas pessoas não enxergam que elas não podem julgar uma pessoa só por ela ter a opção sexual diferente, ainda mais familiares. Com base na religião pior ainda. Porque sinceramente, eu não acreditaria em uma coisa que faz previsões que não se cumprem.

    ResponderExcluir
  5. Eu imagino esta dor,porque mesmo não a vivendo,a sinto por saber que doi em meus amigos.
    Eu não entendo,realmente não entendo,como pessoas tão maravilhosas que conheço têm que passar por isso por um motivo que na verdade diz respeito única e exclusivamente a elas.
    Já professei essa fé,já orei pra esse "deus",já fui induzida a discriminar.Felizmente me libertei de tudo isso.Esse deus só me ensinou a ter medo,julgar e discriminar,e eu nunca quis isso.LIBERDADE!Liberdade de pensar,de criar,de amar...Liberdade de SER!

    ResponderExcluir